Digite para procurar

“Vou pedir uma vacina para o bom senso”, diz prefeito

Saúde

“Vou pedir uma vacina para o bom senso”, diz prefeito

Compartilhar

Na live em que anunciou a chegada das primeiras doses para os trabalhadores da Educação, Diego Oliveira disse que de nada adiantam decretos se as pessoas continuarem aglomerando em festas

Texto: Lívia Ferreira
Imagem: Divulgação/TV Passos

Durante live realizada no fim da manhã de hoje para anunciar a chegada das primeiras doses de vacina contra a Covid-19 destinadas aos trabalhadores da Educação, o prefeito de Passos Diego Oliveira fez um apelo para que a população pare de aglomerar em festas clandestinas durante a pandemia. E reclamou que não adianta fazer restrições em decretos se o povo não colaborar. “Temos que ter responsabilidade pelas vidas. Mas a responsabilidade começa por você, que está aglomerando. Não adianta fechar tudo e as pessoas aglomerando em rancho. Se as pessoas não tiverem consciência, não adianta fazer decreto”, disse.
Com poucos mais de duas dezenas de fiscais, a Brigada de Enfrentamento à Covid em Passos enfrenta dificuldades para aumentar o contingente. Entre elas estão falta de veículos e pessoal com perfil adequado.

Povo sem noção
Em tom de ironia, Diego disse que pediria à Organização Mundial de Saúde (OMS) a produção de uma vacina para o povo ter noção. “Vamos vacinar para o bom senso”, afirmou, ressaltando que recebeu vários vídeos de festas clandestinas ocorridas durante o feriado prolongado.

Professores
Passos recebeu hoje 350 doses da vacina AstraZeneca destinada aos trabalhadores da Educação. O lote dá para vacinar pouco mais de 10% destes trabalhadores – são mais de 3 mil no município. A prefeitura aguarda a orientação da Superintendência Regional de Saúde, que vai determinar os critérios de vacinação destes trabalhadores – todos que comprovarem vínculo empregatício na área da Educação serão imunizados. A vacinação segue para pessoas  com comorbidades e não há previsão de quando será vacinado quem está fora dos grupos prioritários. Estados e municípios estão sujeitos às regras do Plano Nacional de Imunização.

Academias e salões
Diego se mostrou contrário à determinação do programa Minas Consciente determinando o fechamento temporário de academias e salões de beleza. Disse que tentaria, ainda nesta segunda-feira, uma reunião com o Ministério Público Estadual (MPE). A intenção é elaborar um plano de contingência de modo a aumentar as medidas de segurança destes tipos de estabelecimentos sem precisar fechá-los. Sem anuência do MPE, Diego pode ficar sujeito à perda do mandato se insistir em abrir os salões e as academias.

Mercados, comércio, igrejas e templos
O prefeito deve editar novo decreto permitindo a abertura, todos os dias da semana, das 07h às 19h, de todos os mercados – incluindo os menores. Argumentou que não vai penalizar os pequenos comerciantes e privilegiar os grandes supermercadistas. O fechamento do comércio em geral deverá permanecer às 17h. Diego afastou a possibilidade de fechar igrejas e templos. “Vamos orar em vez de xingar prefeito em rede social”, pediu.

Vacinas aos sábados
Criticado nas redes sociais no último final de semana por não ter aberto os postos de vacinação contra a Covid-19 no sábado, Diego explicou que o número de doses em estoque era muito baixo, o que não justificava movimentar toda a estrutura dos profissionais de saúde. Com a chegada das novas doses, as vacinas contra a doença voltam a ser aplicadas aos sábados, das 07h às 11h.

Tratamento precoce e Centro Covid
Ao final da live, Diego pediu à população que respeite a decisão de médico e paciente que aderirem ao tratamento precoce – hoje chamado de tratamento imediato. Em artigo publicado em janeiro deste ano, o presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Ribeiro, informou que “o CFM delibera que é decisão do médico assistente realizar o tratamento que julgar adequado, desde que com a concordância do paciente infectado”.
Nesta terça, Diego deve fazer outra live, desta vez para falar sobre a criação de um centro para tratamento da Covid em Passos.

A live do prefeito está disponivel no Facebook da TV Passos. Para acessar o conteúdo, clique aqui

 

Tags:

Você também deve gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *