Coluna SocialDestaque

Bola da Copa 2022 é lançada com participação de passense

O fotógrafo e videomaker Alessandro Kelvin foi o responsável pela edição do vídeo da Adidas que contou com estrelas do esporte e apresentou a Al Rihla no Brasil

Texto: Lívia Ferreira – Foto da capa: Mariana Martins

Aos 24 anos, o fotógrafo e videomaker passense Alessandro Kelvin  quase não acreditou quando foi convidado para uma missão pra lá de especial: editar o vídeo de apresentação da Al Rihla, a bola lançada pela Adidas para a Copa do Mundo de 2022. “Eu tinha feito um trabalho para a Gatorade em São Paulo quando recebi outro convite da Caos, produtora de um amigo. Só depois descobri que era pro lançamento da bola no Brasil”, disse Alessandro.

Continua depois da publicidade


Conheça a Farmácia Homeopassos 

Tutoriais
Autodidata, ele aprendeu a fotografar e criar vídeos por meio de tutoriais na internet. Em Passos, costuma fazer catálogos para as mais famosas marcas de moda locais. E cada dia mais recebe convites para trabalhar fora – inclusive concedeu esta entrevista por telefone, do hotel onde estava hospedado, em São Paulo. Com a trégua dada pelo coronavírus e os eventos retornando a todo vapor, Alessandro tem trabalhado de domingo a domingo.

Filmagens
As filmagens de divulgação da Al Rihla foram feitas na comunidade de Heliópolis, na cidade de São Paulo. Nos filmes, três representantes do esporte brasileiro aparecem performando com a bola: o jogador de futebol Adriano Imperador, a jogadora de Teqball (espécie de jogo de futebol em mesa de pingue-pongue) e Futevôlei  Natalia Guitler e o jogador de basquete no Streetball e no Freestye Sidney Gabriel, também conhecido como Dois por Cento. A captação das imagens foi feita pela filmmaker Mariana Martins. Veja os vídeos aqui. 

Sidney Gabriel, o Dois por Cento, jogador de basquete (Foto: Reprodução Instagram)

A Bola
A bola que vai rolar nos gramados do Catar entre 21 de novembro e 18 de dezembro recebeu o nome de Al Rihla, que em árabe significa A Jornada.
De acordo com a Fifa, a coloração e a arte da bola foram inspiradas na arquitetura, cultura, na bandeira do Catar e nos tradicionais barcos do país. A Al Rihla tem base branca e é coberta por poliuterano texturizado de 20 peças. As micro e macrotexturas fazem com que, segundo a Adidas, haja “melhora na precisão, estabilidade no voo e no desvio”.

Natalia Guitler, jogadora de Teqball e Futevôlei (Foto: Reprodução Instagram)

Velocidade
Sustentável, a Al Rihla foi desenvolvida com tintas e colas à base de água. É a 14ª bola consecutiva produzida pela Adidas para ser usada em Copa do Mundo.
“O futebol está ficando cada vez mais rápido e, à medida que a velocidade aumenta, a precisão e a estabilidade no ar se tornam extremamente importantes. O novo design permite que a bola mantenha uma velocidade muito maior ao viajar pelo ar”, disse Franziska Loeffelmann, diretora de design de materiais e estampas de futebol da Adidas.
A Al Rihla foi projetada com uso de dados e rigorosos testes nos laboratórios da Adidas, assim como em túneis de vento e em campo pelos próprios jogadores.

Adriano Imperador, jogador de futebol (Foto: Reprodução Instagram)

 

Common Goal
A Adidas informou que 1% da receita líquida da venda da bola será doado ao Common Goal, projeto cofundado em 2017 por Juan Mata, jogador do Manchester United, e que financia atividades de caráter esportivo e solidário em todo o mundo.

1% da receita líquida com a venda da Al Rihla vai beneficiar projetos filantrópicos do Common Goal (Foto: Reprodução Instagram)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo