
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos, oficializou um importante passo na ampliação de suas atividades de extensão. Por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 56/2025, celebrado com o Lar São Vicente de Paulo de Passos, a universidade levará para dentro do espaço da instituição as práticas já desenvolvidas no programa Universidade Aberta para a Maturidade (UNABEM), voltadas ao estímulo físico, cognitivo e social de pessoas idosas.
Como vai funcionar
O acordo, assinado dia 8 de agosto pela reitora da UEMG, Lavínia Rosa Rodrigues, e pelo presidente do Lar, Arlan Bueno Pedro, tem vigência de cinco anos e prevê a união de esforços técnico-pedagógicos para promover envelhecimento ativo, inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos idosos atendidos.
As atividades tiveram início neste ano e acontecem duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h. Oficinas motoras, como jardinagem e pintura, além de jogos e exercícios de memória, fazem parte da programação. Cerca de 15 idosos participam regularmente.
Executores
A execução das ações está sendo realizada pelas estudantes de Medicina Dara Romanski Davites e Kézia Fernandes Vieira, que buscam estimular a autonomia dos participantes, promover integração social e valorizar o protagonismo da pessoa idosa.
Pelo acordo, caberá à UEMG ofertar atividades educativas, cognitivas e sociais, elaborar materiais adaptados, produzir conteúdos de sensibilização e oferecer assessoria pedagógica. Já o Lar São Vicente de Paulo se responsabiliza por disponibilizar o espaço, indicar os idosos participantes e acompanhar tecnicamente as atividades.
Benefícios
Além de beneficiar diretamente os moradores, a iniciativa representa uma experiência formativa diferenciada para os universitários envolvidos, ao proporcionar troca de saberes intergeracionais.

Quer ficar por dentro das notícias? Siga Verboaria no Facebook e @verboariaoficial no Instagram, ative as notificações e confira as atualizações diárias nos stories