CidadesDestaque

Centro Pop passa a oferecer refeição também aos finais de semana e feriados

Em breve será lançado edital para contratação de oficineiros que irão prestar atendimento aos moradores em situação de rua que frequentam a instituição

Da Redação – Imagem: Divulgação

Destinado ao atendimento de pessoas em situação de rua, o Centro Pop vai passar a oferecer, a partir deste sábado (11), refeições aos finais de semana e feriados. Desde dia 31 de março o centro está funcionando na Avenida Arlindo Figueiredo, 931.

Continua depois da publicidade

Conheça o Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia

Serviços oferecidos
No local são oferecidos serviços de acolhida, atendimento psicossocial, plano de acompanhamento individual, ações de reinserção familiar e social, resgate de vínculo familiar, encaminhamento para serviços de saúde, documentação civil para facilitar o acesso ao mercado de trabalho, atividades grupais, oficinas educativas, entre outros.
“Os usuários têm, ainda, acesso a um local para guardar os seus pertences, higiene pessoal, lavagem de roupas, refeições, com atendimento diário de cerca de 40 pessoas. O Centro Pop funcionava em um espaço menor. Nesse novo endereço podemos ofertar mais atividades ao ar livre e salas maiores para atendimento”, explicou Priscila Viana Costa, diretora municipal de Assistência Social.

Ampliação dos dias de refeições foi possível graças à contratação de novos funcionários

Mais servidores
Com a administração direta do Centro Pop pela pasta, foi possível ampliar o quadro de profissionais por meio de novo processo seletivo para contratação de equipe especializada em abordagem social e auxiliares de educador. “A equipe, com isso, passou a ser composta por 1 coordenadora, 2 assistentes sociais, 1 psicóloga, 4 orientadores sociais, 3 auxiliares de educador, 2 porteiros, auxiliar de limpeza, entre outros”, contou Priscila.

Melhorias
As melhoria no Centro Pop têm sido feita aos poucos, pois há a dependência de outros fatores alheios às possibilidades atuais da administração municipal. Para aumentar os dias de refeições oferecidas, a administração dependia da contratação de funcionários para os finais de semana e das negociações com o restaurante fornecedor das refeições.

Manutenção
Toda a estrutura para manter o Centro Pop vem do município e das parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde por meio dos Consultórios na Rua (CNAR), Faculdade Atenas e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que realizam atividades com os usuários do serviço.

Edital
De acordo com a diretora municipal de Assistência Social, a prefeitura está elaborando edital de credenciamento de oficineiros para poder ofertar mais atividades no Centro Pop. “Temos também o Programa Acessuas Trabalho, que desenvolve com as pessoas em situação de rua a preparação para o mundo do trabalho. A Sedest [Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda] proporciona com frequência cursos de capacitação para os trabalhadores com o intuito de oferecer serviço de qualidade”, finalizou Priscila.

Com informações da Prefeitura de Passos

Quer ficar por dentro das boas notícias? Siga Verboaria no Facebook e @verboariaoficial no Instagram e ative as notificações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo